domingo, 21 de setembro de 2008

Privadas eletrônicas estão mais presentes nas casas do Japão do que câmeras digitais


A visão estereotipada que se tem do Japão nos leva a pensar que quase 100% dos lares do Japão possuem pelo menos uma câmera fotográfica digital.
Impressão errada: segundo um estudo da GfK apresentado hoje em São Paulo, pouco mais de 65% das casas japoneses contam com uma máquina digital, enquanto 70% delas possuem assentos de toalete eletrônicos (aquelas privadas cheias de botõezinhos que soltam jatos de água e vapores).
A diferença de adesão aos dois tipos de equipamentos é muito pequena e, segundo o analista da GfK Bernardo Tinoco, as câmeras deverão superar os vasos sanitários high-tech somente no ano que vem.
Os assentos eletrônicos aparecem na pesquisa a partir de 1992 e as câmeras digitais, de 2001.

Atualmente, o Japão sozinho corresponde por 8% das 137 milhões das máquinas fotográficas digitais vendidas em todo o mundo e possuem um mercado muito mais maduro que o brasileiro.
Isso não é novidade, mas para se ter uma noção exata, 50% das câmeras vendidas por lá tem 10 megapixels e os modelos mais vendidos no Brasil em junho deste ano é o mesmo que era vendido no Japão em agosto do ano passado, os de 7 e 8 megapixels.

Nenhum comentário: